A pandemia de 2020 fez com que diversas empresas adotassem o modelo de trabalho remoto ou híbrido. Contudo, a necessidade de rápida adaptação também trouxe seus desafios.

Uma das principais questões é justamente como gerir esses indivíduos que estão em casa e como desenvolver novas habilidades dentro das equipes.

Nesse cenário, no qual tá todo mundo em casa e algumas vezes até em outros estados ou países, as principais perguntas que surgem na mente dos gestores e time de RH são:

  • Como posso facilitar a adaptação de novos colaboradores?
  • Como a empresa pode apoiar a performance dos times?
  • Quais as alternativas para reter pessoas?
  • Como fazer a integração e acompanhamento à distância?

Para responder todas essas questões, vamos te apresentar a Jornada do Colaborador.

Também te convidamos para assistir um vídeo super instrutivo que preparamos sobre esse assunto que irá te ajudar a superar os desafios da gestão à distância.

Neste texto, você entenderá os principais pontos por trás desse conceito, veja abaixo:

O RH e a Jornada do Colaborador: entenda as 4 fases

1) A dupla escolha

A primeira etapa é quando existe uma escolha mútua entre empresa e profissional, este se decide por entrar na empresa e ela por agregar o talento ao time.

Aqui, o colaborador precisa apresentar o seu entendimento da empresa e das oportunidades presentes nela.

Por outro lado, a empresa está buscando alguém que tenha um fit cultural, sendo algo que precisa ser identificado ainda no processo seletivo.

Além disso, existe um encaixe entre o perfil profissional (hard e soft skills) com o que é exigido pela vaga. 

Ao alinhar esses e outros fatores, a contratação é realizada e começa a jornada.

2) Expectativa e adaptação

Nessa etapa, a gestão de pessoas (RH e líderes de times) comunicarão o que é esperado dos colaboradores, o integrarão a cultura da empresa e como será o suporte oferecido.

É comum que as empresas estabeleçam alguma metodologia para introduzir e fortalecer a cultura nesses profissionais que entraram na empresa.

Nesse momento, o colaborador precisa compreender o negócio para que então possa vestir de fato a camisa através do sentimento de pertencimento.

3) Apoio ao desenvolvimento

Esse é o momento em que o colaborador já está integrado, produzindo dentro do esperado para o seu cargo, agora, a empresa precisa oferecer apoio ao desenvolvimento.

Para isso, existem alguns pilares que são fundamentais para esse apoio:

 

  • Liderança: a figura que irá acompanhá-lo no dia a dia;
  • Alinhamentos: nivelar objetivos pessoais e profissionais;
  • Expectativa: o que a empresa espera do desempenho desse profissional;
  • Metodologia: como tudo isso será apresentado ao colaborador;
  • Ferramentas: garantir a padronização para haver uma estrutura por trás do processo.


4) Construção de carreira

Após todo o período de adaptação e de determinação de que tipo de suporte a empresa está disposta a oferecer, chegou a hora de demonstrar como esse colaborador pode “alçar voo” na empresa.

Quando o indivíduo atinge determinada maturidade, ele tem dois caminhos: procurar novas oportunidades na empresa ou fora dela.

O segundo, normalmente, ocorre quando a empresa não dá suporte a carreira, sendo assim, um plano de cargos e salários é essencial para demonstrar quais são as possibilidades na empresa.

Quer descobrir estratégias para cada uma dessas etapas da jornada do colaborador? 

Assista nosso vídeo na íntegra e garanta que seus funcionários terão uma excelente experiência na empresa.