Em um cenário pós-pandemia, uma das perguntas mais feitas pelos colaboradores é “o que vai acontecer em 2022?”.

Os impactos dessa crise sanitária moldaram (ou aceleraram) grande parte das mudanças que discutiremos neste texto.

Seja o home office que veio para ficar ou mesmo o foco nas pessoas, o setor de Recursos Humanos terá muito trabalho pela frente.

Vemos uma mudança comportamental nas pessoas e nos modelos de trabalho, assim, o RH nunca foi tão importante para ajudar a gerir tudo isso de forma estratégica.

Curioso para saber qual o papel do RH nisso tudo? Basta continuar lendo este texto.

Conheça as tendências de RH para 2022

Novas tecnologias, foco na pessoa, modelos de trabalho remoto, entenda todas as tendências para os próximos anos.

Reunião do setor de recursos humanos

Automatização para aumentar a produtividade

Mais do que nunca as empresas precisam de um RH estratégico, contudo, para executar essas tarefas, é necessário ter tempo.

Isso significa que processos como preenchimento de planilhas ou verificação manual de banco de horas estão no passado.

É necessário trazer a transformação tecnológica para o RH e automatizar todos esses processos robóticos, facilitando a gestão de ponto, de folha e banco de horas etc.

People Analytics

People Analytics: dados nunca foram tão importantes

Esse é um termo que tem ganhado cada vez mais espaço com o passar dos anos e deve se consolidar ainda mais em 2022.

O people analytics nada mais é que a integração de ferramentas tecnológicas que permitem coletar e analisar informações relevantes sobre cada colaborador.

Assim, tanto o RH quanto os gestores podem entender questões como:

  • O que o motiva;
  • Em que tarefas é mais produtivo.
     

Isso permite aumentar o engajamento e melhorar o clima organizacional através de ações personalizadas. Employee experience é uma prioridade.

Em tradução literal quer dizer “experiência do colaborador” e tem como principal objetivo aumentar a retenção de talentos criando um ambiente de trabalho mais motivador.

Uma política de employee experience leva em consideração as experiências vividas pelo colaborador na empresa. Elas podem ser positivas ou negativas e impactam diretamente em seu desempenho.

É justamente aqui que entra o RH, identificando práticas negativas e trabalhando para ajustá-las, melhorando a qualidade de vida no trabalho.

Trabalho remoto no setor de recursos humanos

O trabalho híbrido veio para ficar

Seja para acomodar o novo comportamento dos colaboradores que querem mais flexibilidade ou para economizar com despesas do escritório, a modalidade de trabalho remota chegou para ficar.

Apesar de ter sido implantado às pressas no meio de 2020, as empresas e empregados logo viram as vantagens de adotar o home office.

Claro, também existem desafios, mas esse é sem dúvida uma tendência que continuará nos próximos anos.

Recrutamento e Seleção

Aprimoramento do processo de recrutamento e seleção

Com um mercado cada vez mais competitivo, perder tempo com indivíduos que não tem um bom fit cultural gera prejuízos para a empresa.

Não somente, há sempre novidades para um recrutamento cada vez mais certeiro, desde testes que avaliam o perfil comportamental até a identificação de soft skills, além de outras informações valiosíssimas para esse processo.

Ficou animado para trazer muita inovação para o RH e se preparar para acompanhar as novas tendências para 2022? Solicite um Diagnóstico do seu RH sem compromisso.