Investir na marca empregadora é uma excelente estratégia para atrair talentos e retê-los na empresa.

Imagine a seguinte situação: um candidato que sabe que tem um bom currículo irá pesquisar sobre a empresa antes de enviar seu  currículo, afinal de contas, ele não quer trabalhar em um local hostil ou improdutivo.

Sendo assim, a forma como a sua empresa se mostra para esses possíveis candidatos é extremamente importante.

Descubra 4 formas para não fazer feio e atrair os melhores candidatos neste texto:

 

Como deixar a marca empregadora irresistível

Existem inúmeras estratégias para fortalecer a marca empregadora, separamos aquelas mais comuns e que não podem ficar de fora.

É interessante que você tenha uma ideia das seguintes questões antes de começar a implementar alguma dessas estratégias:

 

  • O objetivo a ser alcançado;
  • Realizar uma pesquisa de clima organizacional;
  • O perfil comportamental desejado pelos cargos;
  • Entender o que o perfil desejado deseja em uma empresa.


Com essas informações é possível personalizar os benefícios oferecidos pela sua empresa de forma a atrair o público desejado!

Agora, vamos às estratégias:


Estratégia 1: Tenha uma Employment Value Proposition (EVP)

O EVP é uma espécie de documento onde ficam especificados quais são os diferenciais que a empresa oferece para os seus colaboradores, demonstrando as vantagens de trabalhar com ela.

É uma proposta de valor que inclui aspectos como:

 

  • Benefícios (plano de saúde, treinamentos corporativos, home office etc.);
  • Plano de Cargos e Salários;
  • Descrição do ambiente de trabalho;
  • Cultura organizacional com destaque para seus objetivos (focada em resultado, por exemplo).


Através do EVP, é possível criar expectativas mais sólidas sobre como será a relação de trabalho.



Estratégia 2: Parceria com o departamento de marketing


Algo que todo time de RH deveria fazer é alinhar a estratégia de atração de talentos com o departamento de marketing, dessa forma, a mensagem utilizada em redes sociais como LinkedIn é mais precisa.

Ademais, também é possível incentivar através de endomarketing que os próprios colaboradores façam postagens a fim de divulgar as ações realizadas pelo RH.

Isso ajuda a fortalecer não só a marca empregadora, mas também a presença e trabalho dos recursos humanos, demonstrando como ele pode ser estratégico para ter à disposição os melhores profissionais do mercado.



Estratégia 3: Compartilhe histórias interessantes


Contar histórias é uma das formas mais efetivas de criar conexões entre pessoas, nesse caso, entre empresa e colaboradores e candidatos.

Assim, uma forma muito prática de atrair pessoas é contar a história da própria empresa ou mesmo de colaboradores que fazem parte dela.

Aqui, vale muito a pena utilizar o formato de vídeo e abusar das redes sociais para fazer a divulgação do material.



Estratégia 4: faça um Onboarding com novos colaboradores


O onboarding é o processo de ambientação de um novo colaborador através da imersão em toda a cultura da empresa, conhecendo seus setores, responsáveis, outros colaboradores, suas próprias funções etc.

Não tem limites para o que pode ser apresentado no onboarding e cada empresa terá o seu próprio processo.

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